A pauta lésbica pede passagem a política 2026
A linguagem política costuma acomodar a diversidade em siglas convenientes, como já apresentei algumas vezes, mas a realidade concreta das vidas que essas letras representam exige muito mais do que uma ordem alfabética. O “L”, que abre a sigla LGBTI , carrega também uma contradição histórica no Brasil, embora as mulheres lésbicas estejam há décadas na linha de frente das lutas por direitos, suas demandas específicas ainda encontram dificuldades para se converter em políticas públicas, orçamento e compromissos institucionais permanentes.
Essa questão esteve no centro da 5ª edição do Encontro Estadual de Lésbicas do Rio de Janeiro, articulado pelo Instituto Brasileiro de Lésbicas (IBL). Em conversa com Michelle Seixas, fundadora e diretora-geral da instituição, aparece uma leitura importante sobre o deslocamento estratégico do encontro, tradicionalmente realizado em agosto, mês da Visibilidade Lésbica, para setembro. A mudança não foi apenas de calendário: trata-se de aproximar a mobilização social do espaço parlamentar e tensionar a institucionalidade em um período politicamente decisivo.
Quando uma pauta vira apêndice
A questão não é disputar espaço dentro de uma sigla. É reconhecer que diferentes populações experimentam desigualdades específicas e, portanto, precisam também de políticas capazes de nomeá-las.
Michelle Seixas sintetiza essa experiência ao apontar que as mulheres lésbicas frequentemente aparecem como “apêndice” de outras políticas públicas — e que, mesmo quando incluídas, nem sempre são efetivamente atendidas.
Essa condição produz um paradoxo: a pauta lésbica está formalmente presente no discurso da diversidade, mas permanece, muitas vezes, materialmente ausente das prioridades do Estado.
As demandas apresentadas pelo movimento organizado mantêm um núcleo concreto de sobrevivência, autonomia e dignidade.
Saúde integral. O acesso das mulheres lésbicas à saúde ainda exige enfrentamento da invisibilização de suas........
